Mensagens populares

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CAMINHADA PELO CORAÇÃO

Ontem, 17 de Maio a USF Santiago de Marrazes sob a iniciativa de Ana Rei, estagiária de Educação Social, levou a efeito uma caminhada inter-geracional integrada nas comemorações do mês do Coração.
Não fosse o S. Pedro surpreender-nos com uma chuvada ou uma trovoada como na véspera tentámos arranjar alternativas - o Sport Clube Leiria-Marrazes.
Mas S. Pedro não quis ser desmancha prazeres e deixou-nos fazer a prevista caminhada presenteando-nos com uma manhã amena e sem chuva.
   Concentrámo-nos no recinto da USF pelas 9 horas.






   Iniciaram-se os preparativos para a caminhada distribuindo bonés. E... lá partimos em direcção à Mata dos Marrazes.


     

   Chegaram as crianças (duas turmas do 4º ano da EB1 de        Marrazes).


             
     O destino era a aldeia do desporto.

   
   Pelo caminho fomo-nos deliciando com os cheiros  a terra húmida e a plantas  aromáticas   (rosmaninho, a urze,...).

rosmaninho

  
  urze
e deslumbrando-nos com a paleta de cores e a variedade de plantas silvestres (margaridas,sargaço,linhaça,papoilas...) e medicinais (hipericão, fel-a-terra, pimpinela, erva das sete sangrias.


margaridas




 
sargaço

papoilas

chicória brava
hipericão 
fel-da-terra



erva das sete sangrias


Colhemos algumas destas plantas medicinais não fosse chegar uma gripe (erva das sete sangrias), uma cólica(pimpinela) ou uma crise de fígado (hipericão) e  apanhar-nos desprevenidos.

Chegados à aldeia do Desporto cada um se ocupou a seu belo prazer desfrutando  dos equipamentos desportivos,  caminhando à volta do campo de futebol, convivendo ou simplesmente conversando.



Finalmente foi o regresso à unidade de saúde onde nos esperava o pessoal da USF, os jornalistas e o merecido e cuidado lanche 
(não poderia deixar de ser pois tratava-se de uma marcha pelo coração e, como tal,tinha que ser cuidado em termos calóricos e de gorduras).




É um evento a continuar pois é sempre bom lembrar e lembrarmo-nos de cuidar do nosso coração.
Por outro lado a interacção entre crianças e seniores é recomendável e de estimular pois constitui "uma oportunidade para as crianças aprenderem a lidar com as pessoas da terceira idade e a respeitá-las" e estas por sua vez também lhes transmitem saberes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário